segunda-feira, janeiro 01, 2007

Desventuras em Série

Desventuras em Série (em inglês, A Series of Unfortunate Events) é uma série de livros escrita por Lemony Snicket (heterônimo de Daniel Handler) que narra a história de três crianças recém-órfãs que sofrem terríveis incidentes e vão se encontrando com pessoas desagradáveis que querem capturá-las para roubar a herança deixada por seus pais. Em resumo é a história de três crianças que sofrem desgraças horríveis continuamente.
A série narra a vida dos três irmãos Baudelaire: Violet, Klaus e Sunny, desde o momento em que as crianças são avisadas que seus pais faleceram em um terrível incêndio que ocorreu em sua mansão, destruindo-a. No primeiro livro, as crianças são mandadas para morar com um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível e pouco higiênico que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais deixaram para eles.
Em cada livro as crianças são levadas a tutores excêntricos, e Conde Olaf sempre aparece em disfarces ridículos e está planejando roubar das crianças a fortuna. Aparentemente, os únicos que vêem além dos disfarces são os Baudelaire.
A história prossegue dessa forma até o quarto livro. No quinto livro da série, as crianças começam a descobrir o segredo que envolve as suas vidas e a vida e morte de seus pais. Neste livro, as crianças são mandadas para uma escola, onde conhecem os irmãos Quagmire, que também perderam os pais e um irmão em um incêndio. Nos próximos livros as crianças vão compreender que os incêndios não foram mera coincidência.
Na realidade, a história dos Baudelaire começa muito tempo antes. Seus pais fizeram parte de da sociedade secreta, C.S.C., que por muito tempo simbolizou a luta contra o fogo, cujos membros eram inteligentes e bons.
De fato, os quartéis de C.S.C. eram repletos de bibliotecas, laboratórios de química e centros de disfarces. Acredita-se que em algum momento da história da organização ocorreu uma cisão. De um lado, as pessoas que acreditavam no antigo significado da organização, e de outro pessoas inescrupulosas que ateiam fogo em casas para roubar fortunas de crianças, como Conde Olaf e Esmé Squalor.